3 de dezembro de 2020

Explosão de Fukushima não danifica reator e fere 11

Da Agência Efe: Onze pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira, 14, em uma explosão por combustão de hidrogênio ocorrida na usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão), que não causou danos no reator, informou a empresa operadora da central. Entre os feridos há pelo menos um militar das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão, com fraturas […]

Da Agência Efe:
Onze pessoas ficaram feridas nesta segunda-feira, 14, em uma explosão por combustão de hidrogênio ocorrida na usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão), que não causou danos no reator, informou a empresa operadora da central.

Entre os feridos há pelo menos um militar das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão, com fraturas de vários ossos, enquanto outros sofreram ferimentos leves, segundo os dados divulgados pela agência local Kyodo. A explosão aconteceu no recipiente secundário de contenção do reator número 3 na planta 1 de Fukushima, situada cerca de 270 quilômetros de Tóquio.

O ministro porta-voz, Yukio Edano, assegurou que o recipiente primário do reator está intacto e que às 11h36 (hora local, 23h36 de Brasília), uma meia hora depois da explosão, o nível de radiatividade a cinco quilômetros do lugar era similar à de ontem, por isso que descartou um vazamento em massa.

Uma evacuação de um raio de 20 quilômetros em torno da central foi ordenada, umas 500 pessoas que ainda permaneciam nesse perímetro no momento da explosão estão sendo levadas para outros lugares, acrescentou Edano.

A Agência de Segurança Nuclear japonesa tinha feito pouco antes um apelo para que esses moradores permanecessem em suas casas, fechassem as janelas e apagassem os sistemas de ventilação a fim de evitar uma eventual contaminação.

Continua após a publicidade

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511987618725